Social Icons

8 de abril de 2011

Tá todo mundo comentando

Mariana é uma mulher de 28 anos que há poucos dias deu à luz uma menina saudável, a quem deu o nome de Joana. Mariana é filha da apresentadora Ana Maria Braga. Mas esse detalhe, acreditem, não é o que torna a história dela diferente da de muitas outras mulheres brasileiras. O que distingue Mariana de outras mulheres que se tornam mães em nosso país é a forma como ela recebeu sua filha.

Mariana escolheu um parto domiciliar e no aconchego de sua casa deu à luz, amamentou, deu banho. Do lado do marido, ao alcance do enteado, sob o faro dos cachorros de estimação.

As fotos publicadas no uol não deixam dúvidas: foi tudo muito intenso, repleto de vida e de felicidade. Ela sentada, amamentando, sorrindo, eis uma boa definição de plenitude.



Uma pena que Mariana e sua história sejam exceção no nosso país. Muitas de nós sequer conhecemos essa possibilidade. Muitas de nós sequer poderemos optar por um parto. Muitas de nós sequer saberemos o nome do profissional que nos atendeu. Pois é. Algumas maternidades são tão "produtivas" que, em sua linha de fabricação, muitos profissionais de saúde (obstetras, pediatras, anestesistas, enfermeiros) sequer têm tempo de dizer seu nome à parturiente. E se o tivessem, será que o fariam?

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

A maioria pouco se importa. Vê na gestante um ponto a bater para garantir o salário.

Marcelo "Muta" Ramos disse...

bom, eu só tiraria os cachorros de perto.

hehe, adoro esses bichos, mas acho que tem hora pra tudo! =P

Denise disse...

Triste realidade, o problema da assistência ao parto no Brasil envolve os interesses financeiros dos profissionais de saúde, mas vai além disso. Os profissionais não são puramente malévolos e desinteressados... há muitas variáveis nessa equação, e por isso é tão difícil balanceá-la.

Quanto aos pets, bem, não é o máximo poder escolher se quer ou não estar perto deles nessa hora?

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.