Social Icons

21 de abril de 2011

O Brasil precisa de obstetrizes

Ontem, Janet Balaskas, autora do fantástico Parto Ativo, falou a um auditório cheio na Faculdade de Saúde Pública. Eu, como muitas outras pessoas, não pude participar, porque afinal de contas alguém precisa trabalhar neste país (ah, vá, eu preciso brincar um pouco para amenizar a dor de cotovelo!). Mas acompanhei alguns comentários via Facebook, já que o live streaming pretendido pela Raquel Marques não rolou (cobrança pública? que nada, mais uma brincadeira pra aplacar a inveja branca!).

Destaco aqui um comentário da Ana Cris:
"Há 30 anos também nao havia curso de obstetrizes na Inglaterra, até que a universidade liderou um movimento para abertura dessa carreira. Hoje existem as duas possibilidades, obstetrizes ou enfermeiros obstetras."

Vivemos um momento crucial no Brasil, com a possibilidade de estabelecermos uma nova ordem, ou ao menos com a ampliação de nossas possibilidades de parir. A meu ver, a formação de nível superior de profissionais como as obstetrizes é fundamental para que mais mulheres possam ter acesso a um parto ativo - e por isso mesmo, respeitoso, amoroso, fisiológico.

Deixo agora o vídeo que foi realizado "naquela" manifestação no Masp, pela manutenção do curso de Obstetrícia na USP Leste.

3 comentários:

Raquel Marques disse...

lembrei do livre streaming tarde demais!!! eu quero estudar como fazer isso para o lançamento do livro da Luciana, o Parto com amor.
bjs

Denise disse...

Bien sûr! Se tudo der certo, estarei lá!

Carla disse...

Eu também queria muito ter ido... Ouvir a Janet Balaskas e matar a saudade da FSP... Pena que foi em semana de feriado...

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.