Social Icons

19 de maio de 2011

Riqueza virtual, aprendizado real

Dia desses, numa aula de pós-graduação da ECA/USP, a professora bradou que a maior parte do conteúdo da web era totalmente irrelevante. Condenou blogs e redes sociais à insignificância. Quase todos concordaram e mesmo os que não abanaram a cabeça positivamente se calaram, eu inclusive. Obviamente não quis me indispor com a mestra.

Embora eu não seja deslumbrada com a "web 2.0", também não sou tão cética quanto a referida professora. Gasto boa parte do meu tempo na frente do computador, consultando a internet e interagindo com outras pessoas por meio de blogs e redes sociais. E embora concorde que há muita coisa irrelevante no meio disso tudo, acho também que há muita riqueza nesse meio virtual que proporciona aprendizado real.

Os últimos episódios relativos à amamentação (e sua interdição em locais públicos) são um ótimo exemplo.

Na Inglaterra, uma moça foi expulsa de um pub por estar amamentando. No Brasil, uma moça foi "convidada" a amamentar em uma sala reservada (tão reservada que estava trancada). Não sei que rumos tomaram os acontecimentos ingleses, mas em São Paulo algumas mulheres se organizaram (via Facebook) para protestar. O protesto, como todas já sabemos, transformou-se em promoção da instituição responsável pelo constrangimento inicial. Sem graça? Cooptação? Ok, mas antes assim, porque ao menos foi possível passar o recado de que quem decide onde quer amamentar é a mãe.

Infelizmente, porém, a repercussão do evento paulista incluiu uma coluna pseudojornalística, contra a qual protestei no dia 17. E eis que hoje me deparei com uma crítica da crítica bastante construtiva, com grandes bases na psicanálise, assunto em que sou totalmente ignorante.

Pois bem, com a controvérsia aprende-se muito mais do que com a concordância, é fato. Ainda não sei que conclusões tirar, mas ao contrário do que postula a professora ecana, há riqueza na web, sim!

3 comentários:

Carla Caratin disse...

Acredito muito na riqueza da web. Pessoalment, ela foi fantástica na "construção" da minha gravidez e me ajuda horrores nos desafios do dia a dia de ser mãe de primeiro filho.
É claro que tudo depende do que se lê... E do que você traz de bagagem para discenir entre o que é bobagem e o que é correto.
Ah! E vale lembrar também da movimentação para a manutenção do curso de obstetricia da USP Leste.
(Poxa... Se não fosse o blog não teria conhecido o grupo... Aliás, estou adorando ver o blog supermovimentado!!!)

Denise disse...

Urru assino embaixo!

Como está a vida? Escreva!

E já começou a elaborar o seu relato de parto?

bjim!

Carla Caratin disse...

A vida está uma delícia! Não tem nada mais compensador do que receber um sorrisão do Valentim!
Não dá nem para acreditar que ele já está com 7 meses!
Quem sabe na próxima reunião do grupo vocês não se conheçam...

(O relato... Já escrevi alguns pedaços. Quem sabe eu não me anime...)

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.