Social Icons

18 de maio de 2011

Formação acadêmica livre de publicidade

Recentemente as estudantes de nutrição promoveram um debate a respeito da interação da publicidade de alimentos com a segurança alimentar e nutricional. Ainda peocupadas com o assédio da indústria de alimentos e complementos, as alunas resolveram ir adiante e propuseram um abaixo-assinado para que o Conselho Federal de Nutricionistas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação regulem a propaganda, a publicidade e o marketing de produtos alimentícios diversos nas salas de aula de nutrinção. Conforme o texto que acompanha as assinaturas:

"Nós, abaixo assinados, entendemos que as indústrias alimentícias investem em estudantes de Nutrição, através do envio de representantes para ministrarem aulas nos cursos, promovendo seus produtos e distribuindo brindes e amostras grátis, além do patrocínio de eventos universitários e congressos, porque sabem que esses irão utilizar as informações obtidas em sala de aula como parâmetro para a atuação profissional, sendo os futuros propagandistas de suas marcas e seus produtos.

Assim, exigimos um posicionamento do órgão a que se destina este documento e a criação, por este órgão, de mecanismos de regulação de qualquer tipo de publicidade, propaganda e marketing de alimentos nos cursos de Nutrição associados à distribuição de brindes e/ou prêmios e/ou bonificações e/ou apresentações."

Fico espantada de saber que instituiões de nível superior abram suas portas a esse tipo de propaganda. Já vivemos um embate com as propagandas de alimentos dirigidas a crianças e permitir que estudantes universitários sejam cooptados já nas salas de aula é, no mínimo, irresponsável.

Eu entrei no site e participei do abaixo-assinado. Se você concordar com as motivações aqui expostas, vá lá e assine também!

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9540

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.