Social Icons

10 de maio de 2011

Para as mães ou futuras mães

Assim que me descobri grávida, senti enorme necessidade de ler. Li desesperadamente sobre gravidez, parto, maternidade. Mas foquei principalmente os aspectos físicos ou fisiológicos e dei pouca atenção à dimensão psicossocial. Não me arrependo, mas pela experiência e pelos estudos, digo hoje que é fundamental se preparar também para enfrentar as mudanças menos palpáveis que a maternidade provoca.

Na edição de abril, a Pais & Filhos publicou uma lista de livros recomendados pela Ana Cris, que eu replico a seguir. O livro em destaque eu ainda não li, mas vou fazê-lo assim que possível. Justamente pelos motivos que expus no primeiro parágrafo.

Leia com a gente - Para Pais

A cada mês, escolhemos dois livros para ler e discutir com você, no site, no Facebook, no Twitter

Indicado por Ana Cris Duarte, mãe de Júlia e Herinque, parteira domiciliar, autora de Parto Normal ou Cesárea?, ed. Unesp

A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, de Laura Gutman


A psicoterapeuta argentina Laura Gutman, especializada no tratamento de casais e crianças, convida as mães a refletir sobre a responsabilidade de criar um bebê. Uma análise da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela. Ataca preconceitos sociais sobre maternidade e comunicação entre adultos e crianças.
Ed. Best Seller (www.record.com.br), R$ 39,90

"É essencial a toda mãe, principalmente àquela que está tendo o primeiro filho. Melhor se lido na gravidez, mas é ótimo no pós-parto, quando as coisas começam a ficar confusas"
Ana Cris Duarte

A lista completa

- Meditações para Gestantes, de Fadynha, Ed. Ground
- Quando o Corpo Consente, de Marie e Therese Bertherat e Paule Brung, Ed. Martins
- Yoga para Gestantes, de Fadynha, Ed. Atomo
- Memórias do Homem de Vidro, de Ricardo Herbert Jones, À venda no GAMA
- Parto Ativo, de Janet Balaskas, Ed. Ground
- Parto com Amor, de Luciana Benatti e Marcelo Min, Ed. Panda Books
- Parto Normal ou Cesárea?, de Simone G. Diniz e Ana C. Duarte, Ed. Unesp
- A Cientificação do Amor, de Michel Odent, Ed. Momento Atual
- Nascer Sorrindo, de Frederick Leboyer, Ed. Ground

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.