Social Icons

18 de setembro de 2012

Sesc exibe ‘Liberdade para nascer’

Do Diário Regional
Escrito por - Por: Aline Melo
Ter, 18 de Setembro de 2012 06:05
 
O Sesc Santo André exibe na quinta-feira (20) o documentário Liberdade para nascer. A exibição ocorre simultaneamente em mil comunidades pelo mundo como forma de chamar a atenção sobre a importância do direito de escolha e da opinião da mulher quanto ao nascimento de seu filho. O filme conta a história da obstetra e parteira húngara Agnes Gereb, que está presa por ajudar mulheres a dar à luz em casa.
 

“Nossa expectativa é debater com a sociedade o desrespeito ao nascimento, no mundo e no Brasil com suas especificidades. Queremos iniciar um movimento no ABC por um nascimento e parto respeitosos”, explicou Deborah Delage, uma das organizadoras MaternaMente, grupo de apoio e incentivo à maternidade ativa e que viabilizou a exibição do filme. “Nossa região é pródiga em exemplos diários de assistência desrespeitosa e insegura às mulheres em seus partos”, completou.

Além de narrar a trajetória da parteira holandesa, o documentário também mostra uma das mulheres que foi assistida por ela na hora do parto, Anna Ternovsky, que levou seu país à Corte Europeia de Direitos Humanos quando engravidou de seu segundo filho. A comunidade europeia reforçou o direito supremo da mulher de escolher onde realizar o parto.


“O assunto precisa ser trazido ao grande público, para que se inicie a desnaturalização da assistência violenta que temos hoje. A maioria das pessoas pensa que o parto, como o conhecemos, repleto de intervenções inseguras, dolorosas e não baseadas em evidências científicas, tem que ser como é: um verdadeiro sofrimento. Porém, sabemos que isso pode ser mudado”, pontuou Deborah.


Serviço - O documentá­rio Liberdade para Nascer será apresentado no Sesc Santo André, a
rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André. A exibição, que ocorre simultaneamente em
cerca de mil lugares diferentes ao redor do mundo, acontecerpa na quinta-feira (20), das 15h
às 16h. Ao final haverá um debate com moderação das organizadoras do Grupo MaternaMente
de Apoio ao  Parto Ativo. Outras informações pelos telefones 992015245 ou 994354275. O
evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência.

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.