Social Icons

7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

Amanhã, 8 de março, celebramos a luta pela equidade de gênero, com o pomposo nome de Dia Internacional da Mulher. Ano após ano, ouço sempre os mesmos comentários misóginos a respeito dessa data, ao mesmo tempo em que vejo homenagens vazias (ou então num claro apelo consumista), o que me faz pensar que ainda temos muita estrada pela frente.
Cartaz soviético de 1932:
“8 de março é o dia da rebelião das mulheres trabalhadoras contra a escravidão da cozinha”

Felizmente pelo caminho encontramos pessoas que, por diferentes vias, conectam-se a nossa história. Juntas, todas nós enfrentaremos esse percurso com muito mais alegria.

A agenda de amanhã está bem diversa, mas aqui eu gostaria de indicar uma programação em especial. Deborah Delage irá nos representar no debate sobre "O nascer no Brasil", após a exibição do filme "O renascimento do parto" – tudo de graça. Será na Praça do Relógio, na Cidade Universitária (USP). É de graça e não precisa de inscrição. Dê uma olhada na programação completa a seguir e vamos lá, ânimo!! Vai ser um dia pleno de luta e alegria!!

Programação Tenda Cultural Ortega y Gasset da USP
Mulheres na Tenda
Programação especial para o dia e mês da mulher
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Sarau, Cinema, Exposição e Debate

_______________________________________________________________
08 mar | sáb
15h | Sarau das Mulheres LivresCircular de Poesia Livre
O Circular é um coletivo artístico-literário de mulheres, amigas de ônibus, amigas de transportes públicos, que se conheceram e aprofundaram laços em incontáveis paradas, engarrafamentos e sinais vermelho. Desde 2012 alimentam o blog tesaonobusao.wordpress.com e promovem encontros entre mulheres que veem a poesia como exercício para a promoção de uma sexualidade feminina mais livre. O sarau contará com performance e leitura de textos sobre gênero, sexualidade e sexo – de autoras renomadas e anônimas – com microfone aberto a todas e todos que desejem participar.
________________________________________________________________
16h | Filme O renascimento do partoDireção: Eduardo Chauvet | Roteiro: Érica de Paula | 2013 | 90 min | 10 anos
O filme O Renascimento do Parto retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo, brasileira, que se caracteriza por número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas do trabalho de parto. Documentário nacional com a segunda maior bilheteria nos cinemas de todo Brasil em 2013, visto por mais de 30 mil espectadores. Bateu o recorde brasileiro de financiamento coletivo.
________________________________________________________________
17h30 | Debate – O nascer no Brasil
Camilla Schneck
Professora doutora no Curso de Obstetrícia da Escola de Artes Ciências e Humanidades – EACH/USP, que coordenou o trabalho de campo do Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento no Estado de São Paulo.

Deborah Delage
Doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP, membro da Parto do Princípio – Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa e do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo.

Valeria Sousa
Advogada associada da Artemis, ONG que trabalha pela autonomia feminina e a erradicação de todas as formas de violência contra a mulher.
Mediação

Luciana Benatti
Jornalista e autora do livro Parto com Amor, marco do movimento a favor do parto humanizado e o primeiro livro brasileiro a documentar e desvendar esse universo por meio de relatos e fotos.
________________________________________________________________
Exposição Parto com AmorFotografias de Marcelo Min que compõem o livro Parto com Amor de Luciana Benatti. O livro e a exposição revelam a trajetória percorrida por 9 mães – entre elas, a autora – para conquistar o parto desejado.
________________________________________________________________
18h30 | Filme A hora da estrelaDireção: Suzana Amaral | 1985 | 96 min | 14 anos
Adaptado do romance homônimo de Clarice Lispector, o filme A hora da estrela é um dos mais importantes do cinema nacional. A história retrata a vida de Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa e não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. O filme foi premiado no Festival de Brasília, de Havana e no Festival de Berlim, dando o Urso de Prata de Melhor Atriz a Marcélia Cartaxo e indicação de melhor direção para Suzana Amaral.


Entrada Franca


Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.