Social Icons

28 de fevereiro de 2014

MaternaFolia

Sempre que um feriado se aproxima, surpreendentemente (ou nem tanto) muitos fetos entram em sofrimento, placentas envelhecem, líquidos amnióticos evaporam, de modo que numerosas cesáreas "de urgência" se fazem necessárias. Se sua DIP (data improvável de parto) se aproxima de datas festivas, fique alerta, a chance de você ser induzida a uma cesárea antes do tempo é grande.

Essa crítica não pretende demonizar médicos tampouco apontar o dedo para aquelas famílias que acreditam estarem fazendo o melhor para os seus. Mas gostaria de convidar a todos e todas para refletir sobre como estamos tratando a sexualidade e a reprodução: como numa linha de produção fordista - ou com logística just in time - ou como dimensões importantes da afetividade, da fisiologia e da sociedade humanas?



O carnaval parece oportuno para essa discussão: um longo feriado em que os limites éticos parecem mais elásticos, dada a realidade de aumento de cesáreas na semana que antecede essa grande festa. Ao mesmo tempo, a meu ver, a exploração do corpo da mulher atinge seu ápice por esses dias, com sua superexposição na grande mídia.

Não sei quanto a vocês, mas eu me incomodo muito com isso.

Nunca fui do samba nem do carnaval e minha vontade, nesta época do ano, sempre foi de entrar em um bunker com uma centena de CDs de rock e só sair depois do desfile das campeãs. Felizmente agora eu tenho minha própria casa, onde não tenho TV (nem aberta nem por assinatura) e onde posso eventualmente me alienar de assuntos que não me interessam.

Este ano, porém, a história será diferente. Estou muito animada para participar de uma festinha carnavalesca muito especial: a MaternaFolia. Em tempos de manifestações marcadas por manipulações midiáticas e violência policial, será um encontro pacífico para semear a alegria da maternidade ativa. Nosso protesto contra o abuso de cesarianas será em forma de marchinhas de carnaval adaptadas para a causa!

Como esta aqui:

Se você pensa que cesárea é parto,
cesárea num é parto não!
cesárea tem fama de chique,
mas parto é que dá tesão!
Pode me faltar tudo na vida
hospital, agulha, punção
pode me faltar a droga
que isso não faz falta não..
Pode me faltar doutor,
isso eu acho até bobeira..
Só não quero é que me falte,
a danada (da doula) e da parteira!

(Por Ana Cristina Duarte e Roselene de Araujo)

Bem, essa marchinha até eu conheço, mas para alegrar este texto, não custa divulgar a música que a inspirou:



Venha participar de nosso grito de carnaval! Traga sua alegria e seus comes e bebes para um piquenique coletivo, na terça, às 10h, no Parque Central em Santo André.

Veja o evento MaternaFolia no Facebook.

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.