Social Icons

1 de agosto de 2012

ABC se mobiliza na Semana do Aleitamento

Do Diadema Jornal
Por: Aline Melo

Casa da Gestante em São Caetano presta apoio às nutrizes
Casa da Gestante em São Caetano presta apoio às nutrizes

Começa hoje (1º) em todo o mundo a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam). Criada há 20 anos, a data divulga os benefícios do aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e da amamentação prolongada até 2 anos ou mais. No ABC, as prefeituras preparam ações, reuniões e palestras sobre o tema, como forma de incentivar mães a amamentar seus bebês.
Em São Bernardo, que desde 2009 celebra a Sman, o evento será realizado entre os dias 6 e 10 de agosto. Os profissionais do Hospital Municipal Universitário (HMU) vão disputar gincanas para a criação de frases, vídeos e desenhos, tendo como referência os slogans da semana: Compreendendo o passado, planejando o futuro (mundial) e Família que pratica amamentação protege a futura geração (municipal).
Entre as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade será premiada a que cadastrar o maior número de doadoras para o Banco de Leite do HMU e realizar o maior número de atividades em comemoração à Semana. Dentro da programação do evento merecem destaque as palestras Amamentação e as questões emocionais da mãe com a psicóloga Maria Teresa Moreira Rodrigues, e Os benefícios do aleitamento materno, com a pediatra e neonatologista conselheira da Organização Mundial de Saúde/Unicef e integrante da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN- Brasil) Ana Júlia Colameo. Informações sobre a programação nos telefones 4365-1480 ramais 1203 ou 1196.
São Caetano realiza hoje a partir das 8 horas, na Casa da Gestante (rua Vital Brasil Filho, 266, bairro Santa Paula), palestras e discussões enfatizando a importância do aleitamento materno, o período em que se deve iniciar a alimentação complementar, o que se deve introduzir no cardápio do bebê e qual a importância dos aliementos para o desenvolvimento da fala e da linguagem.
Na Casa da Gestante existe desde 2005 o primeiro ambulatório de aleitamento do ABC, onde funciona o disk-amamentação, serviço disponível 24 horas por dia por meio do telefone 4227-6776, onde profissionais capacitadas atendem mães ou profissionais da área que tenham dúvidas sobre o processo de amamentação, estando disponíveis também para avaliações.
Atividades diferenciadas
Diadema iniciou nas UBSs eventos sobre a SMAM no dia 30 de julho. Cada unidade abriga uma atividade diferente, como palestras, exibição de vídeos e apresentações de teatro sobre o tema, que seguem até o dia 8, ou em algumas unidades, durante todo o mês. Em Mauá as atividades seguem até 3 deste mês. Com o tema Bebê que mama no peito é medalha de ouro no futuro, as 17 UBSs vão realizar grupos de aconselhamento, oficinas e palestras, com destaque para a apresentação da representante da IBFAN-Brasil Jeanine Salve.
No Hospital da Mulher, em Santo André, exposição de frases das mães atendidas e informações sobre amamentação marcam as comemorações da Smam, que também vai contar com apresentação de vídeos e atendimento das mães no local.
Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento da edição.
Especialista destaca que bebê deve mamar logo após o parto
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que as mães amamentem seus bebês exclusivamente com leite materno até os seis meses e continue a amamentação mesmo quando passam a oferecer outros alimentos até os 2 anos. A neonatologista da Clínica Maternelli de São Bernardo Sandra Frota Ávilla Gianelo reitera que o ideal é que a criança seja amamentada imediatamente após o nascimento.
“O bebê nasce bem ativo e ávido por mamar nos primeiros 20 a 30 minutos após o parto. Depois, tende a relaxa e dormir por duas a três horas. Como o colostro materno é muito importante para ajudar na colonização do trato gastrointestinal com bactérias ‘boas’, quanto antes mamar, mais protegido estará”, declarou a médica.
Sandra destacou que o aleitamento materno ajuda na recuperação da forma física da mãe, na perda de peso, protege contra o câncer de mama (pelo menos um ano de amamentação), diabete na terceira idade e depressão pós-parto, além de ser um ato gratificante e que fortalece o vínculo entre mãe e bebê.
“Somos geneticamente programados para receber este leite e nenhum outro. O aleitamento materno representa a continuidade da alimentação que a criança recebia intraútero e protege a criança contra diversas doenças como infecçôes, alergias, diarreias, obesidade e doenças metabólicas”, finalizou.
Grupo promove ‘mamaço’ em parque de São Bernardo
Para marcar as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o MaternaMente, grupo de mães do ABC que defendem e praticam a maternidade ativa, realizarão no domingo (05) um ‘mamaço’ no Parque Salvador Arena, em São Bernardo. “A ideia é que diversas mães amamentem seus filhos ao mesmo tempo, independentemente da idade das crianças”, declarou uma das coordenadoras do grupo Deborah Delage.
De acordo com Deborah, a iniciativa tem por objetivo mostrar a importância do aleitamento. “Nos preocupamos particularmente com a eliminação do preconceito contra o aleitamento, seja ele em lugares públicos ou não, e que independa da idade da criança. Para nós, a amamentação, além de nutrição, é também afeto e comunicação entre mãe e filho”, completou.
O ‘mamaço’ está programado para acontecer às 11 horas, no Parque Engenheiro Salvador Arena, à avenida Caminho do Mar, 2980, Rudge Ramos, em São Bernardo. O evento é gratuito. Outras informações pelos telefones 99435-4275 e 99201-5245 ou pelo email grupomaternamente@gmail.com.
Leite materno é continuação da alimentação intrauterina
Leite materno é continuação da alimentação intrauterina

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.