Social Icons

11 de agosto de 2011

Dúvidas das certezas

Fui uma grávida absolutamente calma, feliz, de bem com a vida. Isso facilitou bastante meu caminho em direção ao empoderamento e meu limite foi: parto normal hospitalar com anestesia mas sem espiotomia. Fiquei satisfeitíssima com o resultado. E foi ótimo. Foi do jeito que eu queria, porque a única certeza que eu tinha dentro de mim era de preferir uma cesárea a uma episiotomia. Cortar a mimosa? Nem pensar! E como era essa a minha verdade e ela foi respeitada, posso dizer de boca cheia e coração leve que fui respeitada em minhas decisões.

Hoje penso que o parto poderia ter sido diferente, de detalhes pequenos até grandes decisões. Mas hoje não vale, afinal, já passei pelo trabalho de parto, pelo parto, pelo pós-parto, meu guri já tem 5 anos, e já tive oportunidade suficiente para repensar e ressignificar a gravidez e o nascimento do meu filhote.

Sou uma felizarda por isso.

Porque para muitas mulheres essa reescrita só se faz com uma nova gravidez, um novo parto, um novo nascimento. Quando isso é possível, e a mulher de fato consegue vivenciar o processo de dar à luz de modo diferente, um milagre acontece - e a mulher transforma-se em sua essência. Mas e quando não há planos de mais filhos? O que fazer?

Infelizmente só passamos a duvidar de algumas certezas quando a vida exige. Só então conseguimos enxergar que algumas certezas não são tão certas assim, que as dúvidas são benéficas, que as incertezas nos fazem refletir e procurar caminhos alternativos, elaborar "planos B" para o caso de os "planos A" falharem...

Hoje acredito que isso faz parte da lição de humildade que a maternidade nos dá. Mas é uma pena que às vezes a lição chega tarde e a mulher perde a oportunidade de parir, por exemplo.

Planos são feitos por seres humanos e, por isso mesmo, são falíveis. Trabalhando com essa possibilidade vamos ter a oportunidade de conhecer atalhos e caminhos alternativos que poderão nos levar até o destino final do mesmo modo. Então, se podemos saber de antemão onde estão esses caminhos, por que não conhecê-los?

Duvidar das certezas é um exercício árduo. Mas que pode fazer toda a diferença.

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.