Social Icons

2 de agosto de 2011

Incentivos mil

No fim de semana fiquei sem acesso à Internet, ontem tive tanto trabalho que mal pude ir ao banheiro. E hoje, consequência natural, meus dedos estão completamente endoidecidos para teclar logo as novidades, que são muitas!

Sábado foi dia de encontro do grupo em São Caetano - e que encontro! A sala espaçosa ficou cheia e plena de ocitocina, de amor, de vida! Isso porque Carolina e Patrícia trouxeram suas pequenas crias, Elis e Franciso, e compartilharam suas lindas histórias conosco.

Carolina empoderou-se em um maravilhoso parto domiciliar inesperado, mas ao mesmo tempo tão bem-sucedido. Patrícia, por sua vez, precisou lutar com unhas e dentes para ter seu desejo respeitado até o último minuto, e assim começou a escrever uma nova história de si mesma.

Porque parir é assim mesmo, é como morrer e nascer, é como dar tudo de si para no instante seguinte receber tudo de bom de volta, em dobro! Impressionante como um serzinho de 3 kg (ou mais ou menos) dá à luz nossas vidas como seres humanos.

Histórias como a de Patrícia e Carolina renovam minha fé na humanidade e me recolocam em contato com minha porção animalesca, ativam minha intuição, aguçam meus sentidos.

Depois desse intenso encontro (que para mim foi também reencontro - com o grupo, com o parto, com a amamentação e com a companheira Deborah e sua linda Sophia), tenho agora a oportunidade de noticiar outros eventos felizes.

Hoje saiu no Diário do Grande ABC um texto competente sobre o MaternaMente! Assinado pela jornalista Camila Galvez, Grupo da região incentiva parto natural conta, entre outras coisas, um tiquinho da história de Deborah.

Essa pequena inserção na mídia regional já seria suficiente para nos deixar de peito estufado, não é mesmo? Mas ainda há mais!

Estamos em plena Semana Mundial de Aleitamento Materno, conhecida pela sigla SMAM. Este ano, o tema é "Amamentação: uma experiência em 3D". Para saber mais sobre a SMAM, consulte informações nos site da IBFAN Brasil e veja também a programação especial que a Matrice preparou para a semana.

E aqui no MaternaMente também tem programação especial! Como bem disse a Ceila Santos, do Desabafo de Mãe, agosto representa uma segunda oportunidade de começar o ano. Bora tocar os projetos importantes! E nós fazemos parte de um deles. Então, nesta semana especial, vários blogs ligados à Parto do Princípio vão divulgar material dedicado ao aleitamento materno. A trama da rede começou a se compor com o Amamenta Ipatinga e o Saúde da Mulher. Continua com o De peito aberto e, na quarta-feira, é dia de falar dos Prazeres e Tabus da amamentação no Bebedubem.

O tema de quinta e sexta será o mote da campanha deste ano: Comunicação e os blogs que vão tratar do assunto são: Pro-Gestante, na quinta, e nós, na sexta.

Para encerrar este post, uma singela homenagem às superfantásticas mães, Patrícia e Carolina.

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.