Social Icons

9 de março de 2010

A importância do grupo - por Agnes

Eu tive meu sonhado parto natural graças aos grupos de apoio que eu mantive desde a pré-concepção até o parto em si. Comecei a me empoderar através das listas de discussão de maternidade ativa, conhecer mais o que era um parto humanizado, entender como funcionavam os procedimentos durante o trabalho de parto, familiarizando-me com os termos médicos e rotinas hospitalares. Fui me ambientando à realidade nacional de nascimentos no país e me sentindo mais segura do que eu queria para mim, com a ajuda de outras mulheres das listas de discussão. Mas sentia falta de um grupo físico, eu moro longe das reuniões onde as mulheres que eu conhecia frequentavam e eu sentia que contato humano é muito importante para que eu pudesse tirar minhas dúvidas, me sentisse acolhida nesta empreitada meio isolada que é o empoderamento, que nos faz remar contra a maré de cesáreas agendadas nos hospitais particulares. Consegui ao final da gravidez conhecer um grupo na minha região, o qual pude frequentar e me sentir mais segura ainda nas minhas decisões. Hoje sou grata a todas as mulheres que me inspiraram com seus relatos de parto, suas experiências e conhecimentos para que eu pudesse lutar contra os procedimentos rotineiros, e poder buscar um médico que confiasse no meu poder de parir e me acompanhar durante o processo todo. Os grupos de apoio - tanto os virtuais quanto o físico- foram essenciais na busca do meu sonho de ter um parto do jeito que eu sonhava.

***
Agnes Tanchéla, mãe do Bruno, nascido de parto natural hospitalar.
Leia também o relato de parto do Bruno.

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.