Social Icons

15 de junho de 2009

Tira-dúvidas

Confira respostas para dúvidas freqüentes sobre as casas de parto
Publicado em 14/06/2009

O que é uma casa de parto?

Os Centros de Parto Normal (CPN) foram criados pela Portaria 985 do Ministério da Saúde em 1999 e são definidos como “unidade de saúde que presta atendimento humanizado e de qualidade exclusivamente ao parto normal sem distócias (parto difícil)”. “É um local onde as mulheres vão ter seus bebês com menos intervenção, com a participação da família, que valoriza aspectos sociais do nascimento”, afirma o médico obstetra Marcos Dias, da Fundação Oswaldo Cruz.

Toda gestante pode dar à luz nas casas de parto?

Não. Apenas cerca 40% das mulheres, cuja gravidez é de baixo risco. Elas são selecionadas durante o pré-natal para se adequar às possibilidades das casas de parto. Algumas casas restringem o atendimento a moradores da vizinhança.

Quando não é possível ter atendimento em uma casa de parto?

Em caso de complicações relacionadas à saúde mãe e do bebê, como gestantes com diabete, hipertensão, cardiopatias. Também não é recomendado para bebês com má-formação fetal, prematuros (antes de 37 semanas de gestação) e grávidas de gêmeos ou que já tiveram um parto cesáreo.

Quem faz o atendimento nas casas de parto?

Parteiras, enfermeiras e enfermeiras-obstetras. A portaria que criou os CPN estabelece que eles podem ser dirigidos por enfermeiras-obstetras. Alguns deles, como o de Brasília, têm médicos, o que não é obrigatório.


O que acontece em casos de complicações durante o trabalho de parto?

A mulher é transferida para um hospital público que atua em parceria com a casa de parto, que tem ambulância 24 horas.A transferência ocorre em caso de descolamento prematuro de placenta, sangramento, pressão alta durante o trabalho de parto, presença de mecônio (fezes do feto) no líquido amniótico, diminuição dos batimentos cardíacos do bebê ou sofrimento fetal. “Há um
protocolo de atendimento, uma rotina prevista para garantir a segurança da mãe e do bebê”, assegura Dias.

Como é o parto?

Durante o pré-natal, a mulher traça um plano de parto, no qual faz escolhas como que tipo de procedimentos gostaria que fossem feitos ou não, a posição em que quer ter seu bebê, quem ela quer que a acompanhe, a música, a luminosidade. Durante o trabalho de parto ela pode comer, ingerir líquidos, andar, tomar banho.

O que uma casa de parto não faz?

Cesárea, raspagem dos pelos pubianos (tricotomia), lavagem intestinal, aplicação de anestesia, corte do períneo.

Se não há anestesia, como as casas de parto lidam com a dor?

São usados métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, exercícios com bola e de respiração, banhos de água morna. “A dor vem do medo, há uma descarga de hormônios no organismo que dificulta ou paralisa o trabalho de parto. O ambiente acolhedor e o trabalho feito no pré-natal diminuem o medo e, em conseqüência, a dor”, diz a diretora da Casa de Parto David Capistrano, a enfermeira-obstetra Leila Azevedo.

Como é o alojamento?

Em algumas casas de parto, é coletivo. Na David Capistrano, a mãe fica em um quarto com cama de casal com o bebê e o acompanhante. O bebe fica com mãe o tempo inteiro.

As casas de parto atuam só nos partos?

Não. Há atendimento pré-natal, inclusive com orientações e informações sobre o parto e o bebê. As palestras são dirigidas às gestantes e sua família. Após o parto, há visitas domiciliares, apoio ao aleitamento e cuidados com bebê, pelo menos no primeiro mês.

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.