Social Icons

19 de outubro de 2013

Famílias fazem Marcha pela Humanização do Parto em S.André


Do Diário Regional
19/10/2013
Por Aline Melo

Hoje (19), no período da manhã, famílias, ativistas e profissionais de Saúde farão ato pacífico em diferentes cidades do país, entre elas, Santo André. O protesto tem como pauta a Humanização do Parto, com enfoque na melhoria das condições da assistência obstétrica e neonatal no país e na valorização dos profissionais e dos estabelecimentos de saúde onde mulheres e bebês são respeitados.
“Na nossa região não dispomos de nenhuma maternidade, privada ou pública, com atendimento humanizado e, por isso, também estamos nos mobilizando,” afirmou Carla Capuano, uma das coordenadoras da atividade. A concentração para a marcha será às 9h30, em frente ao Shopping ABC (avenida Pereira Barreto, 41). Os manifestantes sairão em caminhada até o Hospital e Maternidade Brasil.

Campeão
O Brasil é campeão em cesarianas, com as mais altas taxas do mundo. A frequência dessas cirurgias aumentou de 37,8% para 52,3% de todos os partos realizados entre 2000 e 2010. Os dados chamam atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda que a taxa de cesariana, tanto na rede pública, quanto privada, seja de apenas 15%.
Além disso, a entidade alerta para o fato de que o excesso de cesarianas aumenta a mortalidade de mães e crianças.  Em 2011, os sete municípios do ABC apresentaram taxa de 64,68% de nascimentos por via cirúrgica. Quando analisamos apenas os dados da rede privada, os números ultrapassam os 80%.
O movimento afirma, ainda, que não é contra a realização de cesarianas. Apenas considera que devem ser feitas quando há risco envolvido e comprovado para mãe ou bebê e não de forma eletiva, ou por conveniência de médicos e hospitais, como tem sido feito no país.
A manifestação dá continuidade a uma série de atividades que vêm ocorrendo desde o ano passado. Este ano, o ato também será nacional e até agora 27 cidades já estão confirmadas. O evento no ABC conta com o apoio de entidades relacionadas à saúde e aos direitos das mulheres, como o Maternamente, grupo de apoio à maternidade ativa e o espaço para gestantes e famílias Casita.





Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.