Social Icons

19 de outubro de 2013

Por parto normal, gestante troca plano de saúde pelo SUS

Do Diário Regional

19/10/2013
Por Aline Melo

Com 37 semanas de gestação, Juliana interrompeu acompanhamento com obstetra particular.
Foto: Arquivo pessoal

As altas taxas de cesarianas dos hospitais privados – a rede particular do ABC teve até agosto de 2013 87,5% de nascimentos por via cirúrgica – tem levado mulheres a procurar o atendimento público, mesmo contando com convênio médico. É o caso da bancária Janaina Lino Pereira, moradora de Diadema, que deu à luz seu primeiro filho em julho deste ano.


Janaina relata que no inicio da gravidez se preocupou mais com questões materiais, como o quarto e o enxoval do bebê, do que com o parto. “Achava que a única coisa que eu tinha de escolher era a maternidade e que as coisas aconteceriam naturalmente”, afirmou. Aos cinco meses de gestação, o médico que a acompanhava informou que estaria em um congresso na data do parto. “Nessa fase, eu já me informava e queria um parto normal. Porém, quando comecei a procurar outro médico e que apoiasse a minha escolha, foi que senti a dificuldade”, relatou.
Por indicações de conhecidas, passou a fazer o acompanhamento com outro médico. Com 37 semanas (o tempo médio de uma gestação é entre 38 e 42 semanas) o bebê estava sentado em sua barriga, o que impediria um parto normal. “Fiquei muito triste, arrasada mesmo. Porém, três dias antes da data que seria a internação, durante o último ultrassom, vi que o bebê virou e ficou cefálico (de ponta cabeça), na posição ideal para o parto”. Mesmo assim, o médico a pressionava para marcar a cesariana. “Foi quando procurei a Casa de Parto de Sapopemba”, destacou.
“O atendimento lá foi excelente. Meu filho nasceu superbem. O trabalho de parto foi muito tranquilo. Erich mamou por 40 minutos, ainda ligado a mim pelo cordão umbilical. Acho que só terei esse filho e fico pensando em tudo o que teria perdido se tivesse realmente marcado a cesariana”, relembrou. “A dor, que era o meu maior medo, ficou em segundo plano, tamanha a emoção que senti”, completou.


Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.