Social Icons

19 de outubro de 2013

Taxa de cesariana na rede privada do ABC é de 87,5%

Do Diário Regional
19/10/2013
Por Aline Melo 

Na rede pública 43,6% dos bebês nasceram por meio de cesarianas. Foto: Divulgação


Levantamento realizado pela reportagem do Diário Regional junto às prefeituras do ABC identificou que, em 2013, dos 10.891 nascimentos ocorridos em hospitais privados até agosto, 87,5% foram por via cirúrgica. A taxa é quase seis vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirma que as cesarianas não devem ultrapassar 15% do total dos nascimentos. Na rede pública, o número é menor, mas ainda longe do ideal: 43,6% dos bebês nasceram em cirurgias. A taxa total da região é de 65,2% de cesáreas, no total de 22.066 nascimentos. Em 2011, a taxa ficou em 64,68%.Lançado este ano, o documentário O Renascimento do Parto, apresenta diversos relatos de mulheres que foram submetidas a cesarianas, não por opção, mas porque foram induzidas de alguma forma pelos médicos, com alegações não baseadas em evidências científicas. Mães, pais e profissionais que apoiam o parto normal relatam como essa experiência pode ser traumática e a cesárea sem indicação médica clara é classificada como violência obstétrica.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio Intermunicipal do ABC e secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, classificou a situação dos hospitais privados como epidêmica. “Não tem nada, ciência, evidência cientifica, não tem boas práticas médicas que possam justificar isso”, afirmou. Chioro destacou que, apesar das prefeituras terem responsabilidade pela promoção da saúde em todo o território, a capacidade de regulação sobre os serviços privados é praticamente nenhuma. “A não ser os instrumentos de vigilância sanitária e a capacidade de convencimento. Dialogar, chamar (os gestores), identificar os problemas associados a essa epidemia de cesariana”, completou.
“Porém, acho que, fundamentalmente, nosso maior papel é em relação à conscientização da população, em particular das mulheres, da revalorização do parto normal”, completou. Para o coordenador, em muitos casos, são as próprias gestantes que já chegam aos consultórios particulares e de convênios pedindo pela cesariana. “As mulheres precisam compreender que um parto normal não é necessariamente um parto com dor. Bem cuidado, bem assistido, só tem vantagens. Para o bebê que nasce na hora certa e, portanto, tem menos prematuridade, e para a mulher por que não é cirurgia”, explicou.
Documentário
O professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC Mauro Sancovski entende que essa afirmação é temerária. “Podemos acreditar que em alguns casos o critério para realização da cesárea não obedeceu a uma indicação de natureza estritamente obstétrica, mas podendo ser de interesse mútuo do médico assistente e da mulher, desta forma o consentimento desqualifica este rótulo”, pontuou.
“Em se tratando se hospitais privados, em muitos casos a gestante e o médico que vai assisti-la já tiveram muitos contatos prévios no pré-natal e a cesárea, mesmo quando eletiva, já foi acordada. Em casos onde o médico optou sem as devidas justificativas e sem o aval da gestante ou da parturiente, poderíamos sim, considerar como uma violência obstétrica”, completou.
A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) foram procuradas, mas se abstiveram de comentar os dados.

Leia também dessa série:




Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.