Social Icons

15 de março de 2012

Pano pra manga

A busca por um parto "humanizado", "natural", "respeitoso" ou com muitos outros rótulos é tema cada vez mais recorrente na universidade. Isso é ótimo porque, de um lado, mostra o interesse da academia pelo tema e, de outro, gera a expectativa de que o conhecimento sirva para modificar o atual modelo de assistência ao parto.

As pesquisas recentes, no Brasil, abordam o nascimento a partir das mais diferentes áreas do conhecimento: saúde da mulher, saúde coletiva, epidemiologia, psicologia, comunicação, antropologia...

Lá da Unicamp chegou a notícia de um estudo etnográfico com gestantes que procuraram o "parto humanizado". Esses termos podem se revestir de significados diversos, divergentes até, mas fica aqui o registro de que esse tema dá pano pra manga!

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.