Social Icons

20 de outubro de 2010

19.º Colóquio das Colaborações Cochrane & Campbell

Sessão de abertura

O painel de consumidores realizado no domingo, 17/10, deixou saudades. Tanto pelos muitos rostos que ficaram impressos na memória e se foram, quanto pelo sentimento de fraterna proximidade de idéias e necessidades que compartilhamos.
Quando saí do Brasil para vir a este evento, além de apresentar o pôster da PP, tinha um outro foco muito claro: era a hora e a vez de conseguir a publicação dos Resumos em Linguagem Leiga das Revisões Sistemáticas em PORTUGUÊS! Se os últimos cinco meses de trocas de mensagens não tinham dado conta de concretizar esse anseio, o Colóquio teria esse potencial, ou nada mais teria! Por isso foi tão confortante ouvir de tantas vozes, vindas de tantos lugares - e eu também pedi o microfone e falei, yes!!!! - o quanto era crucial para o acesso de usuári@s de saúde que não falam inglês a evidências a tradução de todo o material das duas colaborações disponível na internet.
PP!

Participando
Com o início do Colóquio em si, nossa busca pela concretização desse objetivo fica mais próxima. O dia de ontem, 18/10, reuniu no Centro de Conferências de Keystone cerca de 800 pessoas. Logo após a abertura, iniciada com uma bêncão de povos nativos americanos que tocou corações e almas, tivemos uma mesa que cruzou assuntos como a sobrevivência da democracia, a tecnologia de informação como aliada do acesso à saúde, e a criação de necessidades pela indústria farmacêutica. Em seguida, todas as entidades puderam ser contactadas em mesas de café, e lá fui eu me apresentar à Sonja, do Grupo de Gestação e Nascimento, com o qual venho colaborando em nome da PP desde 2008. Estava para lá de ansiosa, pois nós duas temos tentado obter uma resposta da editora Wiley a respeito das traduções, sem sucesso. De lá segui para o stand da Wiley e finalmente! Depois de meses, encontrei a xará, Deborah Pentesco-Gilbert, que detém a varinha de condão... Ela me explicou que apenas queria combinar essas traduções agregando o Centro Cochrane do Brasil, e marcamos um almoço para amanhã, portanto, cruzem os dedos! Nesse meio tempo, encontrei também os brasileiros do Centro Cochrane no Brasil, seis acadêmic@s, incluindo o Diretor, Álvaro Atallah.
Sessão fechada da CCNet

O restante da tarde foi dedicado ao encontro d@s participantes da Rede de Usuári@as da Cochrane, cujo discussão central foi a necessidade de melhorar as ferramentas de participação de usuári@s na Colaboração.
O dia foi encerrado com um jantar dançante... e putz, eu não pude dançar! Meu corpo está muito desobediente, apesar da medicação, e insiste em ter 80 anos de idade!
Deborah Delage, de Keystone, Colorado

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.