Social Icons

18 de outubro de 2010

Defesa de direitos na era das evidências

Graças a uma bem sucedida iniciativa junto ao Colóquio da Colaboração Cochrane em 2007 em São Paulo, a Parto do Princípio está neste momento iniciando sua participação no evento deste ano, que ocorre entre os dias 18 e 22/10. Não só estamos nos representando, como também estamos nos apresentando, por meio de um pôster aprovado para exposição na próxima quarta-feira.
 A presença da PP foi possibilitada pelo subsídio concedido pela Colaboração Cochrane, que custeou inscrição, hospedagem, refeições, passagens aéreas e o deslocamento terrestre desde o aeroporto de Denver, Colorado, até o local do evento em Keystone.

Eu e o poster da PP
Feitas as devidas apresentações formais, preciso dizer que é um grande privilégio ser a pessoa que representa a PP aqui. Foi uma longa e cansativa viagem, com direito a suplementação com ferro e acetazolamida para prevenir o temido mal de altitude. Mas cada minuto está valendo o dobro do esforço, dos gastos - sim, sempre há outros - e do afastamento temporário da família. Ontem pela manhã, enquanto esperava pelo segundo vôo, ficava imaginando que não estava ali sozinha, mas cercada por todas as pessoas que apoiaram e que serão parceiras na elaboração de novas idéias no retorno.
Perguntas na mesa-redonda


Barbara Warren conduz oficina

E, depois de uma noite de sono profundo e longo, o domingo foi muito intenso. A atividade pré-evento, cujo nome vem traduzido no título deste post, foi programada para reunir usuários de saúde - "health consumers" - e coordenada pela organização americana CUE - Consumers United for Evidence-Based Healthcare. Tivemos a oportunidade de participar de três mesas-redondas - uma delas durante o almoço (!!!) e de duas oficinas, de forma intercalada. A oficina da manhã se dedicou ao tema: Avaliação crítica das evidências - estudo de caso de avaliação de tecnologia. A oficina da tarde, cujo título era "Quem é usuário e quem decide?" procurou buscar entre @s participantes a construção do consenso sobre o papel do usuário e do ativista defensor de direitos dos usuários, nos diversos contextos possíveis.
... e a vista é linda!
...E o dia se encerrou com um coquetel, que ninguém é de ferro, rsssss...!

Suiça, Brasil, Austrália e EUA






Deborah Delage, de Keystone, Colorado

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.