Social Icons

3 de maio de 2013

5 de maio: Dia Internacional da Obstetriz

Obstetriz ou midwife ou sage-femme é a profissional de nível superior que estudou e praticou para atender a mulher em seu ciclo reprodutivo. Essa profissional acompanha o período pré-concepção, faz o pré-natal, atende o parto e o pós-parto. Representa a tecnologia mais avançada e eficaz nesse tipo de assistência - desde que, evidentemente, esteja inserida num modelo congruente com seu trabalho. E domingo, 5 de maio, é o Dia Internacional da Obstetriz. Nós nos reuniremos no Parque Mário Covas, às 9h da manhã, para manifestar nosso apoio e admiração por essas profissionais - as que já atuam "pegando bebês" e as que ainda estão se formando para isso.


Será também a ocasião de mostrarmos que acreditamos na mudança de paradigma de atendimento, deslocando o médico do centro das atenções e colocando a mulher sob os holofotes: porque a ela cabe o papel principal nesse evento único e fantástico chamado nascimento.

Nessa perspectiva de devolver à mulher o protagonismo no parto, entendemos que o Brasil precisa urgentemente trabalhar para que mais e mais universidades abram vagas para o curso de obstetrícia, a exemplo que fez há poucos anos a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, também conhecida como USP Leste.

Nesse campus afastado dos olhos das classes média e alta, diariamente travam-se batalhas diversas para que toda a sociedade possa contar com essas profissionais. Para manter o curso em funcionamento, estudantes e professores enfrentaram ou ainda enfrentam ações da universidade para fechar suas vagas, dificuldades com infraestrutura para aulas e eventos, além de questões tão imprevisíveis quanto denúncias de solo contaminado nos arredores das salas, por exemplo. Isso tudo paralelamente às decisões paralisantes de conselhos retrógrados, que externam a educação opressora que lhes serve de base ao tentarem oprimir ou reprimir a atuação das obstetrizes. 

Pois bem, nós acreditamos que o nascimento de um filho pode e deve ser uma experiência prazerosa e que isso não só é possível como também é mais fácil tendo ao nosso lado uma obstetriz. "Estar com a mulher" é justamente a origem da palavra inglesa midwife, de que se origina nossa obstetriz.

O vídeo a seguir resume de modo genial o que as evidências científicas dizem a respeito do modelo de atendimento liderado pelas midwives ou obstetrizes. E até domingo!

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.