Social Icons

27 de março de 2013

O que está escrito (e o que não está)

Eu já perdi a conta de quantas vezes contei essa historinha. Mas ela ainda me é útil, pois ajuda a recordar o meu caminho, para que eu não me perca dele.

Foi assim: descobri-me grávida! Uau! E aí, fui atrás de livros para ler e entender o que estava se passando dentro de mim. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que é prática comum, corriqueira, certeira e inevitável que a vagina da mulher seja cortada na hora do parto? O famigerado pique é também conhecido como episiotomia e - hoje sei - não tem qualquer outra função a não ser ocupar as mãos dos profissionais de saúde.

A inexorabilidade da episiotomia me chocou tanto que não acreditei no livro. Fui atrás de outro. E outro. E mais outro. E a má notícia era que ou o corte se reafirmava como destino certo ou ele simplesmente não era mencionado. A pulga só saiu de trás da orelha quando enfim me caiu na mão (por mero acaso do destino) o excelente Parto normal ou cesárea - o que toda mulher deve saber (e todo homem também), da Ana Cris Duarte e da Simone Diniz. Bem, se você já é familiar com os temas ligados à humanização do nascimento sabe quem são essas personagens. E foram elas (e o livro delas, em primeiro lugar) que me salvaram da episiotomia.

Alguns anos após o nascimento do meu filho, permanecia a inquietude com as informações divulgadas por esses livros de gravidez... puxa vida, o livro da dupla Diniz e Duarte foi o mais barato de TODOS os que comprei durante a gravidez e o puerpério. O mais curto. O menor. O mais rápido de ler. O mais objetivo. O mais verdadeiro e delicioso de todos. Poderia ter ficado apenas nele, para assuntos ligados ao parto. Sentia-me enganada de certo modo, pois gastei mesmo algumas centenas em outros livros que me foram pouco úteis.


De posse dessa inquietação, quando enfim ingressei no mestrado, não tive dúvida de que seguiria por esse caminho. Comprei e li ainda mais livros sobre gravidez e parto atrás de informações sobre episiotomia. O que eu descobri? Hum, vai ter de ler a dissertação pra saber! (Ou então esperar o artigo, que ainda leva teeeeeempo pra sair!)

Baixe aqui a dissertação de mestrado Discurso sobre episiotomia nos livros populares sobre gravidez e parto comercializados no Brasil.

3 comentários:

Marcelo "Muta" Ramos disse...

Rá, já baixando! :o)

Deborah Delage disse...

Amiga irmã de caminhada, você nos deve um livro delicioso, objetivo e informativo sobre como não ser enganada por leituras pseudo-científicas na gravidez!

Marcelo "Muta" Ramos disse...

Ótima idéia Deborah!

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.