Social Icons

25 de fevereiro de 2013

São tantas leituras

Foto: Carol Valente

Sábado tivemos a honra e o prazer de conhecer Bruna e Max, de rever Elis, Tiago e Sarah, de conversar e pensar sobre assistência ao parto, casa de parto, parto domiciliar, medo, julgamento... afe, tanta coisa!

Durante a reunião, mencionamos várias leituras bacanudas e aqui vão algumas das indicações. Se eu esqueci algo, puxem minha orelha!


Parto Ativo (Janet Balaskas, editora Ground)
Como é o parto fisiológico? O que acontece com o corpo da mulher? E a mulher, como se sente? Por onde passa o bebê, que movimentos ele faz? Fases do trabalho de parto, transição, período expulsivo, o que é isso? Dilatação, colo do útero... Se você quer saber tintim-por-titim como acontece o parto normal fisiológico, ou seja, aquele comandado pelo corpo da mulher, sem intervenções, esse livro é de leitura obrigatória. Além de explicar de modo simples como acontece o nascimento de uma criança, ainda traz algumas posturas de yoga que ajudam no final da gravidez e no pós-parto.

Parto normal ou cesárea - o que toda mulher deve saber (e todo homem também) (Simone Diniz e Ana Cris Duarte, editora Unesp)
O que é medicina baseada em evidências, o que diz a boa ciência em relação à cesárea e ao parto normal... esses e mais uma infinidade de assuntos relacionados ao tema "via de parto", abordados numa linguagem simples e clara. É a promessa do livro e ele a cumpre com maestria. Tem ainda o grande mérito de ter sido escrito para o público brasileiro e, quando eu estava grávida, foi um guia prático para fugir de uma desnecesárea. Traz até um teste para você fazer com o seu médico pra saber se ele vai mesmo topar um parto normal, como ele vive dizendo nas consultas. É curto, fácil de ler e muito esclarecedor. E ainda por cima é barato, então, sem desculpas! Leia djá!

Parto do amor (Luciana Benatti e Marcelo Min, Panda Books)
Esse é bem recente e maravilhoso! Escrito pela jornalista e mãe Luciana Benatti, fotografado por seu marido, o também jornalista Marcelo Min, traz diversas histórias de nascimentos, com fotos lindas e emocionantes. Para algumas pessoas, talvez seja chocante ver o momento exato em que a mãe lança seu primeiro olhar ao filho. Para outras, talvez seja nojento observar que enquanto a mãe cheira a cria recém-nascida, ali ao lado a cria mais velha usa a privada. Opiniões diversas não faltam. A minha é de que esse livro faz chorar qualquer pessoa que se permita entrar nas histórias que são contadas. Além disso, traz diversos esclarecimentos sobre parto, na forma de perguntas e respostas bem formuladas, tudo com base nas melhores e mais recentes pesquisas sobre o tema.

Bem, acho que os principais livros citados foram esses. Se alguém sentiu falta de alguma referência (ou quer uma indicação mais específica), pergunte!

2 comentários:

Carol Valente disse...

Eu tb indicaria o livro da Laura Gutman, A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, que indiquei para a Bruna.

:)

Deborah Delage disse...

Carol, que tal fazer um texto com sua visão de como esse livro foi importante para você? Beijo!

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.