Social Icons

23 de novembro de 2011

O parto é de quem?

A mulher é a principal (sic.) protagonista do parto. Portanto, tem direito a definir como quer ter o filho. A maneira de fazer é através de um plano de parto - uma relação de providências que deseja (ter um quarto semelhante ao seu, não tomar determinadas remédios para acelerar o parto etc).

 É assim que começa o texto de Luis Nassif sobre parto humanizado e o trabalho da Associação Comunitária Monte Azul. Nada mais apropriado para ler nestes dias que antecedem o nosso encontro, quando então discutiremos justamente a elaboração do Plano de Parto!

Não se trata de idealizar uma cena de cinema. Mas de refletir a respeito da assistência que desejamos, do que é realmente importante para nós e para nossa família. Desde as primeiras contrações até os primeiros dias de vida da criança.

E lanço aqui um desafio ainda maior: pensar também nas primeiras semanas de vida do bebê e da família nova. Eu não fiz isso, mas por sorte contei com a ajuda incondicional da minha mãe, que morava muito perto de mim. Ela fez de tudo, lavou roupinhas do meu filhote, fez comida leve e saudável pra mim, limpou a minha casa e ainda embalou o pequeno em alguns momentos do dia para que eu pudesse tirar uma soneca maior ou mesmo tomar um banho decente (de oito minutos, claro!). Parece o inferno de Dante, mas não, foi o paraíso. Mas o paraíso de mãe, né?!

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.