Social Icons

10 de novembro de 2009

Taxa de cesárea

Corresponde à proporção de nascidos vivos por cirurgia cesariana em relação ao total de nascidos vivos. A Organização Mundial da Saúde, apoiada em estudos científicos, aponta que a taxa máxima de cesárea aceitável é de 15%. Ultrapassar esse limite significa abusar do procedimento cirúrgico sem reais indicações médicas, aumentando os riscos à saúde tanto da mãe quanto da criança. Ou seja, taxa de cesárea maior que 15% é algo ruim, indicativo de que as mulheres e as crianças estão se expondo a riscos desnecessários.

Proporção de Cesáreas
Estado de São Paulo e Municípios do ABC
2007

Em %
Localidade Cesáreas
Estado de São Paulo 55,36
São Caetano do Sul 73,61
Ribeirão Pires 67,25
Santo André 63,12
Mauá 61,31
Rio Grande da Serra 60,23
São Bernardo do Campo 58,27
Diadema 52,03

Fonte:
Fundação Seade.




São Caetano do Sul orgulha-se de ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, além de outros indicadores socioeconômicos bastante favoráveis. O otimismo, contudo, não vale quando o assunto é parto. O município que tem a maior renda per capita do ABC é também o campeão em cesáreas da região: em 2007, mais de 70% de suas cidadãs sofreram cirurgia para que seus filhos nascessem. Desnecessário (e ao mesmo tempo inevitável) dizer que essa situação é uma vergonha...

2 comentários:

Unknown disse...

sou moradora de São Caetano do Sul, submetida a uma cesária em 2006. hoje confesso que já desconfio ter sido submetida à uma DESNEcesária. Meu parto foi em São Paulo - Capital. Aqui, em minha cidade, as maternidades não andam muito bem vistas, então, acretidto que esse índice entre as moradoras seja até maior. já que, muitas de nós,principalmente as que têm plano de saúde, temos nossos filhos na capital ou em outras cidades do ABC. Hoje quero muito uma nova gravidez e um vbac. Só não sei se conseguirei aqui em São Caetano um médico que me apóie.
Roberta

Denise disse...

Roberta,
VBAC é totalmente possível e viável e saudável! Você está no caminho certo, lute por seus desejos e por seus direitos. Conte conosco!
Quanto à taxa de cesárea, ela é calculada de acordo com o local de residência da mãe, ou seja, esse porcentual relaciona-se às moradoras de cada um dos municípios, independentemente de o parto ter ocorrido em outra localidade. E como, nesse caso, o sistema público é contabilizado junto como privado, as taxas se reduzem um tanto pelas características do SUS. Mas sabemos que nos hospitais particulares, nos atendimentos por convênio médico ou seguro-saúde, a tendência é de maior proporção de cesáreas, infelizmente.
Seja bem-vinda e volte sempre!

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.