Social Icons

18 de janeiro de 2014

10º CURSO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – 2014

Uma década promovendo a autonomia e os direitos das mulheres

Em 2014 completam 10 anos de realização do Curso de Promotoras Legais Populares na cidade de São Bernardo do Campo.
O curso é parte de um projeto nacional, iniciado há mais de 20 anos por organizações feministas, inicialmente em Porto Alegre e depois em São Paulo.
O objetivo principal é promover o empoderamento das mulheres e a conquista da igualdade, por meio do acesso à informação e a reflexão sobre desigualdade de gênero, movimentos sociais e lutas, autonomia, direitos em diferentes áreas, políticas públicas, laicidade, poder são conteúdos prioritários. O curso também estimula a inserção política das mulheres.
No Estado de São Paulo o Projeto é Coordenado, desde 1992, pela União de Mulheres de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública- IBAP e o Movimento do Ministério Público Democrático-MMPD. Esta coordenação articula as coordenações dos cursos que existem nos diversos municípios do Estado de São Paulo, que seguem uma Carta de Princípios com os objetivos gerais e um programa básico do curso.
Em São Bernardo, o 1º Curso foi realizado em 2005 e surgiu pela iniciativa das organizações da sociedade civil Entre Nós-Assessoria, Educação e Pesquisa em Gênero e Raça; Eco Social; Comissão de Mulheres do Sindicato dos Metalurgicos do ABC e integrantes da Pastoral Operária. As aulas aconteciam no Centro de Formação Celso Daniel.
Em 2009, integraram a parceria a Prefeitura de São Bernardo e a Escola da Defensoria Pública. Em 2014 a parceria contará também com a Ong Fazendo o Bem.
A realização do projeto é totalmente voluntária, tanto das entidades que organizam quanto das /dos especialistas convidadas/os à ministrarem as aulas.

Organização do Curso em 2014
Em 2014 as organizações parceiras na Coordenação realizarão o Curso na Vila São Pedro, na Rua Santo Antonio, nª 300 no Centro Esportivo Cultural e Recreativo da Vila São Pedro com a perspectiva de facilitar o acesso às mulheres das regiões mais afastadas do centro da cidade. O local permite, ainda, o acesso pela Rua Tiradentes, nº 1.853, a mesma entrada do CEU Regina Rocco Casa.
A programação das aulas irá de 11 de fevereiro à 08 de julho, com 01(uma) aula semanal de três horas, sempre nas terças feiras, das 13:30 as 16:30 horas.
As fichas de inscrição podem ser enviadas por email para a coordenação:
Entre Nós ivonepatriota@gmail.com e arlete.bento@saobernardo.sp.gov.br
ou entregues nos seguintes endereços:
a) na SEDESC - Av. Redenção, 271 – 1º andar sala 16, na Gerencia de Políticas para Mulheres e Questões de Gênero, com Arlete Bento ou Rosi Machado, de segunda à sexta das 09 às 17 horas.
b) Na ONG Fazendo o Bem – Av. Vergueiro, 578, de segunda à sexta das 09 às 17 horas.
Baixe aqui a ficha de inscrição e a Programação das Aulas.
A Ficha de inscrição deverá ser enviada ou entregue ATÉ DIA 08/02/14:
Mais informações com:
Ong Entre Nós – Assessoria, Educação e Pesquisa em Gênero e Raça – Ivone – 4109-7989
Departamento Políticas Afirmativas - SEDESC/PMSBC – Arlete (11) 4126-3764

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.