Social Icons

10 de outubro de 2011

Escolhas que perduram

Para escolher um caminho, qualquer que ele seja, é preciso ter coragem para abrir mão de outras possibilidades. E se a via trilhada for a mais repleta de obstáculos, necessita-se de perseverança, serenidade e tantos outros atributos.

No que se refere à assistência ao parto, posso dizer com propriedade que vale a pena trilhar o caminho mais difícil. Para fugir das estatísticas, é preciso realmente driblar o sistema. Ou com a assistência de uma equipe de saúde pouco convencional, ou em um parto domiciliar com assistência de obstetriz ou enfermeira obstétrica, ou rumando para uma casa de parto, ou...

Optar por parto normal, no contexto urbano brasileiro, não é uma escolha fugaz Mas ela é apenas uma das primeiras escolhas nesse maravilhoso mundo da maternagem. E em seguida vêm outras escolhas e cada vez mais complexas. E toda vez somos solicitadas a aprender, a buscar informação e a decidir.

Não importa muito o processo pelo qual passamos para tomar as decisões que envolvem nossos filhos - mas se tomamos essas decisões com amor e com respeito às individualidades, é certo que a escolha será bem feita. E recompensadora.

***

Este post faz parte da blogagem coletiva da Parto do Princípio!

Blogagem coletiva da Semana do Respeito à Criança

As mulheres da Parto do Princípio estão mobilizando a Semana do Respeito à Criança, uma semana de divulgação sobre aspectos relevantes da maternidade e paternidade ativa. Queremos ressaltar como o melhor presente que se pode dar à criança é o carinho, desde o seu nascimento.
Próximos posts:
11/10 – Ligia Moreiras - http://www.cientistaqueviroumae.com.br. TEMA: Parto hospitalar convencional x parto domiciliar ou hospitalar respeitoso: o ponto de vista de quem chega ao mundo
Thäis M. Bárrall - www.gestantevita.com.br - tema: Intervenções neo-natais – Como garantir uma recepção respeitosa ao seu bebê
12/10 – Carla Arrudawww.ishtarsorocaba.blogspot.com – tema: depoimento de Lina Mor, uma mãe-Ishtar que sofreu com seu filho intervenções em um hospital em Sorocaba.
Flavia Penido - www.bebedubem.blogspot.com - tema: desnecessariedade do berçario comum das maternidades.
13/10 – Ceila Santos - http://blogdodesabafodemae.blogspot.com/ - tema: Casas de Parto
14/10 - Gabriela Martinshttp://www.wix.com/gabrielamartinsva/enf - TEMA: As vantagens de amamentar nos primeiros 30 minutos do pós-parto.
15 - Cátia Carvalho - http://progestante.blogspot.com/ - TEMA: o impacto que a rotina hospitalar pode ter sobre o estabelecimento da amamentação.
Confira essas postagens, divulgue, participe!
Seja você também parte dessa rede de maternidade (e paternidade) ativa!

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.