Social Icons

17 de setembro de 2010

É isso aí, companheiras!

Meu companheiro atual, embora muito afinado com minha visão de mundo, por vezes questiona minha insistência nessa história de humanização do nascimento. Por que, afinal, militar por uma causa tão inglória? Por que, afinal, manter um grupo que atende tão poucas gestantes? Por que, afinal, tanta dedicação a pessoas que sequer conheço?

Não vou mentir, eu mesma faço esses questionamentos de tempos em tempos. E aí parece que certas coisas precisam acontecer para eu me dar conta das minhas motivações.

O ativismo virtual me permitiu conhecer Deborah, mulher superfantástica que eu tanto admiro e que tanto me apoia mesmo quando ela mesma precisaria de suporte. E por vezes sinto como se ela repousasse as mãos nos meus ombros e me deslocasse de lugar, como que para dar passagem a alguém. E então, com tremenda delicadeza, ela me faz enxergar muitas questões de um ângulo diferente. "Puxa vida", eu digo, "é mesmo!".

Faz poucos meses, outra protagonista de sua própria história veio abençoar a minha existência. Entre um café e outro, de olheiras e cabelos amassados, eu e Heloísa descobrimos afinidades, diferenças e incertezas. Ah, tantas incertezas...

Cheguei a odiar Heloísa por me plantar tantas incertezas. E logo em seguida, coisa inevitável, passei a admirá-la e a adorá-la, como se admira e se adora uma pessoa de inteligência e benevolência superiores. E ainda tem de ser bonita e simpática, a danada!

Semanas atrás, eu me debatia no meu copo d'água e, quando estava prestes a me afogar, Heloísa estendeu sua mão, abriu seus ouvidos, e me deu de presente um colete à prova de balas, com o qual sinto-me segura para prosseguir no meu caminho de mãe. Se a vida fosse um videogame, eu teria ganhado invencibilidade. E eu mal percebi o quanto ela mesma estava vulnerável! Quem tem superpoderes é assim mesmo: drena a própria energia para proteger os mais fracos. Depois, ainda dá um sorrisinho maroto e diz que vai ficar tudo bem.

Pois bem, a proximidade de pessoas como Deborah e Heloísa me faz perserverar nessa história de humanização do nascimento. É assim que, diariamente, renovo minha fé na humanidade. Eu só queria, agora, conseguir retribuir a elas e a suas crias um pouco da serenidade que frequentemente me conferem.

Heloísa, não tenho superpoderes, mas... vai ficar tudo bem, ok?

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.