Social Icons

2 de outubro de 2009

Prontas para o fim de semana

Amanhã acontece o Desafio Internacional de Amamentação, uma maneira divertida de chamar a atenção para a importância do aleitamento materno. Em São Paulo, quem promove o mamaço é a Matrice e o encontro está marcado para as 10h30 no Parque Ibirapuera. A Fundação Quintessence, idealizadora do desafio, coloca a amamentação como atitude salvadora de vidas, em especial nas situações de emergência. Algumas informações interessantes do site da instituição:

Amamentar protege:

- contra várias doenças e infecções da infância. Crianças que tomam leite artificial têm de duas a cinco vezes mais doenças gastrointestinais e respiratórias, infecções de ouvido e do trato urinário.

A amamentação promove o vínculo natural, o desenvolvimento do cérebro, níveis mais elevados de QI, o desenvolvimento do sitema nervoso central, o desenvolvimento da mandíbula e da face.

NÃO amamentar aumenta o risco:

- para a mãe, de hemorragia pós-parto, câncer de mama, câncer de ovário, osteoporose e câncer do endométrio;

- para o bebê, de pneumonia, pressão arterial alta, doença cardíaca, obesidade e cárie.


A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) atualizou em 2003 um documento sucinto mas repleto de informações sobre o aleitamento materno, o qual pode ser lido na íntegra aqui.

Hoje recebi da Fabíola, da Matrice, estas fotos do desafio do ano passado. Senti muita saudade de ter o meu guri ao peito!

E por fim, mas não menos importante, leia no blog das Mamíferas textos inspirados e inspiradores sobre essa nossa vida louca e maravilhosa, tão cheia de contradições, e talvez por isso mesmo tão cheia de... vida!

Nenhum comentário:

 

Apoio

Aqui você encontra material sobre evidências e boas práticas relativas à saúde e ao bem-estar da dupla mãe-bebê. Fique à vontade e entre em contato, adoramos uma boa conversa! Envie um e-mail para grupomaternamente@gmail.com ou entre no grupo do Facebook.

Território

Atuamos principalmente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (o ABC paulista), mas também na capital paulista e em outros municípios do Estado de São Paulo.

Articulação

Procuramos nos articular com outros movimentos sociais e com as instâncias gestoras, com o fim primordial de defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de instaurar um novo paradigma de assistência à saúde da mulher.